Nosso Maquinário



Tipos de Poços e Aquíferos

A. Poços em Rochas Cristalinas



Aquíferos Fissurados 

Denomina-se genericamente de rochas cristalinas aquelas que permitem a construção do poço com a utilização de revestimento somente na parte do capeamento de solo, sedimento ou de rocha inconsistente. As rochas cristalinas por terem porosidade e permeabilidade quase nulas,o fluxo da água ocorre através de descontinuidades representadas pelas fraturas e fissuras geológicas que se constituem como meio de transmissão e armazenamento da água. São rochas em geral de natureza ígnea ou metamórfica, além das sedimentares muito duras como os arenitos muito litificados e os calcários. Todas estas rochas permitem que as paredes do poço se sustentem drenando a água diretamente para o interior do poço perfurado.


B. Poços em Rocha Sedimentar

Aquífero Poroso
As rochas sedimentares são rochas de baixa coesão com espaços intergranulares entre os grânulos que as compõem. Esta característica faz com que a água sejatransmitida através da intercomunicação entre os espaços vazios ao longo de um gradiente hidráulico (permeabilidade) e armazenada quando não há transmissão (porosidade). Neste tipo de formação geológica as paredes do furo não se sustentam na vertical (desmoronam) e por issoos poços construídos nestas regiões devem ser revestidos com tubos de revestimento com intercalação de revestimento ranhurados (denominados filtros) para que ocorra a transmissão de água para o interior do poço.
Poços Mistos com Aquífero Fissurado e Poroso no mesmo
São aqueles onde a parte superior perfurada é constituída de rochas sedimentares e, na parte inferior, por rochas cristalinas. Em função desta condição geológica, o poço é construído, como um poço em sedimento com a colocação de revestimentos e filtros no domínio das rochas permeáveis e porosas e, sem revestimento, na parte inferior, domínio das rochas cristalinas onde o aquífero é fraturado.
 




 PERFURATRIZES 


 CAMINHÃO SONDA 

 
SONDA ROTO-PNEUMÁTICA 


  
MOTOR ELÉTRICO DE ALTA ROTAÇÃO 


 PISTÃO 


 
                     BROCAS TRICÔNICAS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário